quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Natal

Natal?
E o que é o Natal? tudo o que nos ensinaram que fosse com o nascimento de Jesus e por associação a festa da família? ou tudo aquilo que querem que seja, quando insistentemente nos invadem com publicidade e eventos?
Desculpem, mas eu não gosto do Natal! É tão pouco em relação ao resto do ano...
Parece que é só nesta época que se lembram que Jesus existe, que há família, que há gente que não tem ninguém, que há fome, que há guerra...enfim um sem número de coisas.
Tirando a celebração religiosa, acho que nada mais haverá para festejar. Nem percebo porque é que hão-de ficar todos bonzinhos nesta época a abraçarem-se como se não houvesse passado, cumprimentando-se a desejarem boas-festas quando nos outros dias mal se olham, darem de comer uma ceia aos sem-abrigo quando nos outros dias a fome e o frio dói, a lembrarem as criancinhas e os velhinhos que não têm ninguém...
Mas, e os restantes dias? Por favor, não nos deixemos cair no lugar comum de que todos os dias
podem ser Natal, porque não é assim que funciona. É que no dia a seguir, já ninguém lembra de nada a não ser uma maldita dor de cabeça provocada pelo exagero da véspera.
E é bem pior para quem nunca tem nada, ter de habituar-se de novo a nada ter...
Não, desculpem-me, mas o Natal não pode ser isto. Não podemos ter família por um só dia no ano, não podemos dar de comer a quem tem fome uma vez no ano, não podemos lembrar das crianças e dos velhos um dia por ano. Não podemos parar a guerra por horas, quando a seguir morrerão muitos mais, não podemos continuar a distorcer a realidade e achar que cumprimos naquele dia e que fica tudo bem a seguir, não podemos deixar de ter memória...
Continuemos a celebrar o nascimento de Jesus com alegria, mas deixemos a hipocrisia de lado
e lutemos para que tudo possa ser diferente nos restantes dias do ano. Só assim terá sentido ele
ter nascido.
E que me perdoem os meus amigos e conhecidos quando eu não desejo bom Natal. É que eu
tenho memória...
Quando muito os meus desejos de um melhor Ano Novo, com trabalho, saúde e amor para dar.

Beijos
MIA
16 Dezº2008

Sem comentários: